Conheça os benefícios das atividades sensoriais para a criança.

Você sabia que conseguimos um melhor aprendizado com atividades sensoriais que são realizadas a partir dos nossos cinco sentidos? Principalmente quando mais de um deles é trabalhado na mesma situação. Conheça os benefícios das atividades sensoriais para a criança.

As atividades sensoriais montessorianas contribuem para o desenvolvimento dos cinco sentidos: tátil, visual, auditivo, olfativo e gustativo. Dos 2 aos 6 anos de idade, as crianças são particularmente receptivas ao desenvolvimento dos seus sentidos, sendo importante possibilitar a elas o maior número possível de experiências sensoriais.

A audição e a visão são os sentidos mais naturalmente desenvolvidos, principalmente em crianças na fase escolar, mas os outros sentidos não podem ser ignorados. Cabe aos professores e a família auxiliarem a criança no estímulo dos sentidos para que o aprendizado ocorra de forma eficiente e as descobertas da criança sejam consolidadas de maneira simples e divertida.  Veja a seguir ideias de atividades sensoriais para educação infantil e seus benefícios.

Mas como as atividades sensoriais ajudam no desenvolvimento da criança?

Elas ajudam no desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e social dos pequenos. Desde o nascimento até os cinco anos de idade, as crianças têm uma grande capacidade de absorver e reter novas informações como se fossem uma “esponja”. Os jogos sensoriais, especialmente nos primeiros anos de vida, contribuem para que o desenvolvimento das crianças seja maior e mais completo.

As atividades sensoriais ainda possibilitam que elas conheçam o mundo ao seu redor a partir de novas texturas, cores, cheiros e sabores. Conheça algumas opções de brincadeiras que podem ser feitas com materiais facilmente encontrados na sua casa:

  • Brincadeiras com gelatina e massinha de modelar ajudam na familiarização com texturas, além de auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora;
  • Bacias cheias de água podem ser utilizadas para aguçar a imaginação dos pequenos. Coloque objetos na água e adivinhe com a criança quais irão flutuar ou afundar. Brincar com a temperatura da água também ajuda a exercitar os sentidos. Lembre-se de ajustar a temperatura da água para que não fique muito quente (ou fria demais);
  • As caixas sensoriais são ótimas para os pequenos brincarem e descobrirem novas texturas. Vale colocar pedacinhos de pano, arroz, areia e outros grãos para tornar a brincadeira ainda mais divertida;
  • Faça modificações no ambiente, como deixar as luzes mais baixas e contar uma história de maneira diferente e curiosa;
  • Brincar com diferentes sons também é uma boa maneira de estimular a audição de forma divertida: coloque os sons da natureza, de animais e onomatopéias para a criança ouvir.

Vale a pena lembrar que essas atividades podem causar bagunça e sujeira, mas essa questão deve ser relevada; pois fazem parte do aprendizado e, além de promoverem memórias alegres, ajudam a criança a conhecer mais sobre o mundo, a realizar descobertas e a conhecer a si mesma, fortalecendo a autoestima. Não podemos nos esquecer, também, que esses momentos de descontração e aprendizado, estimulam o afeto entre pais e filhos.

Os materiais que podem ser utilizados nestes momentos de aprendizagem são de fácil aquisição: Água e gelo, gelatina, massinha de modelar, livros coloridos e de diferentes texturas, areia, grãos como arroz, feijão e macarrão (pode ser parafuso, de letrinhas, bichinhos, etc.), bexiga. Todas as atividades com massinha, gelatina e temperatura da água são ótimas para o desenvolvimento das crianças.

Comece agora mesmo a estimular os 5 sentidos do seu filho!

Como citamos no início deste texto, as brincadeiras mais interessantes são aquelas que estimulam mais de um sentido. Sim, existem brincadeiras que estimulam de maneira conjunta os 5 sentidos! Exemplos: a de modificação de ambientes e a de colocar diferentes sons para a criança estimular a audição. Portanto, não deixe de pesquisar sobre o desenvolvimento dos cinco sentidos e quais atividades e jogos sensoriais são adequados para a faixa etária de seu filho.

Contribua para um desenvolvimento integral saudável.

Você sabia que conseguimos um melhor aprendizado com atividades sensoriais que são realizadas a partir dos nossos cinco sentidos? Principalmente quando mais de um deles é trabalhado na mesma situação. Conheça os benefícios das atividades sensoriais para a criança.