Sabemos que a tecnologia é imprescindível na vida das pessoas, independentemente da faixa etária. É praticamente impossível realizar atividades sem o auxílio tecnológico. Dentro desse contexto, você já ouviu falar em pensamento computacional? É algo importante para o seu filho se desenvolver e fará toda a diferença em seu processo de formação e também em sua carreira.

Cada vez mais as crianças estão inseridas no contexto tecnológico. A tecnologia compõe a base do pensamento computacional, que possibilita o indivíduo resolver problemas de forma eficiente tendo como respaldo os fundamentos da computação.

Antigamente, possuir conhecimento enciclopédico era suficiente: decorar informações e transmiti-las era considerado uma ação de pessoas inteligentes e cultas. Na escola, os estudantes assistiam a aulas orais e assimilavam os conteúdos previstos no currículo escolar.

Será que de lá para cá mudou muito?

No mundo contemporâneo, a educação abrange o desenvolvimento de competências e habilidades. Não basta somente deter o conhecimento, mas possuir um senso crítico e pensamento lógico, assim como saber trabalhar em equipe. Além disso, é necessário desenvolver a inteligência emocional para melhor compreender as relações interpessoais e conviver de forma harmoniosa.

Como o pensamento computacional acontece na educação? 

O pensamento computacional é uma habilidade importante para as crianças desenvolverem e pode fazer toda a diferença no processo de formação e, futuramente, na carreira profissional. Conheça os 4 pilares dessa habilidade:

  • Decomposição: Diante de um problema complexo, o estudante parte do macro para o micro, ou seja, dividindo-o em partes menores com o intuito de obter a solução com mais facilidade;
  • Reconhecimento de padrões: Quando vai resolver um problema, o estudante consegue identificar aspectos comuns nos processos de resolução;
  • Abstração: É o processo de priorizar os elementos com relevância;
  • Algoritmos: Criação de um grupo de regras para a solução de problemas.

Portanto, o pensamento computacional tem a capacidade de transformar problemas complexos em algo compreendido com a utilização desses pilares.

A Base Nacional Comum Curricular aponta o pensamento computacional no ensino da Matemática e da Cultura Digital. O estudante tendo essas competências desenvolvidas, resolve com maior facilidade problemas de qualquer disciplina do currículo escolar. Afinal, para qualquer conteúdo estudado, é necessário o raciocínio lógico.

Na Escola Tia Dolores, entendemos que o estudante não é um indivíduo passivo ao conhecimento, que apenas assiste às aulas conteudistas e assimila os conteúdos expostos. Existe um esforço para que os nossos estudantes tenham acesso a uma educação criativa, que permita o protagonismo na descoberta do reconhecimento. 

Com o pensamento computacional, estimulamos a inteligência socioemocional para que possam resolver os problemas de forma crítica, refletindo sobre o conhecimento estudado e trabalhando em equipe de forma harmoniosa e produtiva.

Sabemos que esta geração vive dentro de um contexto tecnológico abundante: diversas telas acompanham o seu cotidiano. Logo, é plausível direcionar a sua vivência tecnológica: desenvolver habilidades cujas consequências sejam frutos positivos, desenvolver indivíduos reflexivos, que revisam o que produzem rumo ao aperfeiçoamento e que sejam preparados para o empreendedorismo.

Juntas, família e escola, precisam ter essa visão para mediar as crianças e adolescentes no percurso da autonomia, reflexão e aperfeiçoamento cognitivo.