A primeira infância é o período que vai do nascimento até os 6 anos de idade. Junto com a família, a escola e o professor, têm papel fundamental na formação das crianças, auxiliando no desenvolvimento, construção de bons princípios, valores, comportamentos e conhecimento.

O ser humano é um ser social, que vive em sociedade e gosta de compartilhar experiências e momentos. A escola tem um papel importante nesse contexto, proporcionando um ambiente de aprendizagem, interação e socialização. 

É na escola que o aluno conhece crianças com outras culturas e crenças, aprende a conviver em grupo, a ter noção do seu espaço, ser tolerante, a se relacionar com outros adultos, como professores e outros funcionários da escola. Junto com a família, a escola auxilia no desenvolvimento das crianças, ensinando sobre ética, moral e valores, para que aprendam a viver em sociedade.

O primeiro nível da educação básica, a educação infantil, é considerada a mais importante para os pequenos, pois dá a base para as outras fases da educação, como o ensino fundamental. 

Qual a importância da educação infantil?

Pesquisas comprovam que crianças que frequentam a educação infantil têm um desempenho melhor em toda a sua vida escolar. Isso porque essa etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, nos aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social.

É na educação infantil que se iniciam os laços de amizade e o desenvolvimento fora do núcleo familiar. Nessa etapa do ensino, a criança aprende a tomar decisões, ter posicionamento, desenvolve a autonomia e a confiança, além da ampliação dos sentidos e saberes com o brincar. Também é na educação infantil que a criança tem a possibilidade de aumentar o conhecimento, imaginação, criatividade, experiência, autoconhecimento e construção da identidade.

Mas quem é a peça fundamental nesse processo? Os professores! 

Qual é o papel do professor na educação infantil?

Engana-se quem pensa que o trabalho do professor na educação infantil é somente cuidar das crianças. Esse profissional vivencia diversos desafios, desde a falta de reconhecimento até o desafio frequente de estar sempre propondo diferentes formas de mediação, que auxiliam no desenvolvimento e ampliação do conhecimento dos pequenos.

Cabe ao professor da educação infantil:

  1. Promover de forma lúdica o desenvolvimento físico, cognitivo e motor da criança.
  2. Ser um mediador, estimulando a criança a refletir, questionar e construir seu próprio questionamento de forma crítica e autônoma. 
  3. Transmitir valores  como respeito, ética, moral, diversidade, fraternidade, amor, entre outros.

Como a relação da família com a escola pode auxiliar no desenvolvimento da criança?

É essencial que a escola mantenha uma relação de proximidade com os alunos e, principalmente, com sua família, baseado na afetividade e confiança. Essa interação traz diversos benefícios no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Outros benefícios da boa relação entre a família e a escola é:

  • Ajudar o aluno a confiar em suas próprias capacidades, fazendo com que se tornem adultos independentes, responsáveis e maduros.
  • Diminuição das faltas e repetências.
  • Facilita a aprendizagem e melhora do comportamento.
  • A participação dos pais demonstra interesse no processo de aprendizagem, fazendo com que se sintam apoiadas e acolhidas.

Aqui no Tia Dolores vemos a criança como sujeito ativo da sua própria história, sendo capazes de criar seus próprios valores através da interação e ensino pedagógico.