Emoções positivas, emoções negativas, emoções intensas, emoções sem limites. Não há como viver sem sentir emoções. Mas como navegar no mar de experiências emocionais distintas que vivenciamos diariamente?

Para parte dos adultos, lidar com as emoções é um grande desafio, pois causa conflitos internos e dilemas externos. Já com as crianças não é diferente, mas com um grande detalhe: as crianças não possuem maturidade para entender e identificar cada emoção.

Veja algumas situações que são comuns no cotidiano de crianças:

1. A criança primogênita pode sentir ciúmes quando souber da chegada de um irmão (ou irmã) sentindo dificuldades para aceitar essa nova realidade. Nesse momento, por exemplo, pode pensar que não terá mais o carinho dos pais. É necessário que a família converse com a criança, explicando que eles serão amigos e o amor da família se multiplicará.

2. Na escola, acontece um desentendimento com os colegas e a criança acaba se irritando de maneira incontrolável. Em momentos de raiva, é possível ocorrer um desequilíbrio emocional. Nesses casos, é imprescindível que o seu filho esteja preparado para enfrentar a situação com entendimento e equilíbrio.

3. Em alguma fase da vida, o seu filho pode sentir tristeza e se isolar, não sabendo como lidar com suas emoções. Nesses casos, somente uma conversa sincera pode promover segurança e tranquilidade para a família, além de poder descartar a existência de episódios depressivos na criança.

4. Quando alguma coisa acontece que não era esperada pela criança, por exemplo, ao receber um “não” como resposta de algo que ela queria muito, essa situação pode gerar frustração. Por mais que no momento seja mais fácil ceder às vontades da criança, saiba que esses sentimentos são essenciais para o crescimento. Faz parte do desenvolvimento saudável saber viver diante de prós e contras.

Diante das emoções citadas e de muitas outras, como ajudar o seu filho a viver em meio à montanha-russa de vivências emocionais, assegurando sua tranquilidade e sucesso?

  • Sente-se e explique o significado de emoção, quais emoções existem, como cada uma pode se manifestar e como lidar com elas. Questione o que ele entende sobre cada emoção que você citar. Dica: inicie a conversa utilizando o conhecimento prévio da criança.
  • Quando o seu filho apresentar comportamentos inadequados e/ou descontrolados por não saber lidar com emoções, oriente-o com paciência. Não importa o quanto as consequências possam ter sido graves, a paciência é companheira fundamental nessa jornada de compreensão emocional.
  • Desperte no seu filho a empatia. Ensino sobre o respeito pelas outras pessoas, como se colocar no lugar do outro, assim como a respeitar as suas emoções. Ao compreender e respeitar as emoções das outras pessoas, o respeito será cultivado e as relações interpessoais serão amadurecidas.

Lembrando: a orientação e cuidado com as emoções do seu filho pode fazer a diferença no desenvolvimento psicossocial. A criança precisa da instrução dos pais para aprender a lidar com as suas emoções de maneira saudável.

Além da família, é dever da escola ajudar a criança a lidar e aprender sobre as emoções. Aqui no Tia Dolores, entendemos que o ensino sobre as emoções é fundamental para um desenvolvimento saudável. Além das atividades em sala de aula, disponibilizamos a “Oficina das emoções”, atividade extracurricular que ensina a capacidade de sociabilização e desenvolvimento das emoções, para fortalecer os indivíduos para o futuro.

Gostaria de mais informações sobre a escola? Agende um horário através do nosso site.