Engana-se quem ainda acredita que o processo de alfabetização é apenas função da escola. A família pode preparar a criança para a alfabetização desde cedo, através das brincadeiras, musicalidade, artes, leitura e tantas outras atividades. Esse estímulo deve continuar no período de alfabetização escolar. Simples ações em casa podem ajudar (e muito!) na alfabetização da criança.
O processo de alfabetização infantil começa na pré-escola, mas as habilidades iniciais para a alfabetização são apresentadas para a criança antes mesmo de entrar na escola. Quanto mais a criança é exposta a situações para o desenvolvimento da linguagem e alfabetização, mais eficaz será o processo de alfabetização posteriormente.
Mas como auxiliar a criança desde cedo? Com atividades simples, que além de auxiliar a desenvolver as habilidades iniciais, aproximam pais e filhos, como: ler para o bebê desde cedo, cantar e conversar.
Já quando a criança está sendo alfabetizada na escola, é importante que a família auxilie nesse processo.
O que é a alfabetização?
Alfabetizar uma criança significa levar a aquisição do alfabeto, ou seja, ensiná-la as habilidades da leitura e da escrita. Formalmente a alfabetização ocorre quando a criança está com 6 anos, no primeiro ano do ensino fundamental. Porém, na pré-escola a criança já começa a aprender as letras, números e a formar sílabas.
Apesar da formalização do processo de alfabetização acontecer na escola, o estímulo em casa pode estimular e acelerar esse processo. Os pais, além de incentivar os filhos, podem reforçar as atividades realizadas na escola.
Dicas de como ajudar seu filho no processo de alfabetização
Hora da leitura
Esse é um momento entre pais e filhos que deve acontecer todos os dias, desde muito cedo. Ao ler uma história para a criança, ela tem contato com as letras, palavras, frases, pausas entre palavras, consegue diferenciar palavras de figuras, entre outros benefícios.
Lembrando que além de ajudar na alfabetização, o momento da leitura é uma excelente forma de conexão entre pais e filhos.
Seja um modelo para o seu filho
A criança forma seus valores a partir de modelos. Observando os pais escolhendo livros e lendo, o pequeno provavelmente tentará seguir o modelo.
Incentive o aprendizado aproveitando as situações do dia a dia
Peça ajuda ao seu filho para fazer a lista de compras e no supermercado peça que ajude a ler os rótulos das embalagens. No carro, peça ajuda para ler as placas, os nomes das lojas. Outra opção é pedir ajuda para ler uma receita na cozinha, vocês podem se divertir muito cozinhando juntos ao mesmo tempo que você ajuda ele na leitura de novas palavras.
Utilize o lúdico para incentivar o processo de alfabetização
Você pode comprar um abecedário de letras de EVA com ima para colar na geladeira e enquanto cozinha pedir para o seu filho escrever sílabas ou palavras. Outras dicas são os jogos com letras e o desenho de palavras e o jogo da memória.
Se não puder adquirir produtos não tem problema, é só utilizar a imaginação! Faça você mesmo um abecedário em casa, peça para seu filho formar palavras recortando letras de revistas ou utilize a tecnologia a seu favor, existem diversos aplicativos e sites educativos que auxiliam nessa fase de aprendizagem.
Não esqueça do mais importante: respeite o ritmo da criança! Cada criança atinge níveis de maturidade no seu tempo. Pode ser que o seu filho aprenda a ler e escrever antes mesmo de chegar no primeiro ano, mas também pode acontecer de a criança sentir dificuldade no processo. Além disso, não exija muito da criança em casa. Lembre-se que além de estimular a alfabetização, seu filho precisa de tempo livre para brincar e descansar!
Comentários