Ao nascer, o bebê precisa da ajuda dos pais para tudo, mas com o tempo, é necessário permitir que a criança realize algumas tarefas sozinha. Para algumas pessoas, proporcionar independência desde cedo ainda pode parecer bobagem, por isso, nesse artigo vamos mostrar os benefícios que a autonomia estimulada desde cedo pode oferecer à criança ao longo da vida.
Até pouco tempo, o modelo de família e escola autoritárias eram super valorizados. Nos dias atuais, apesar do autoritarismo ainda estar presente em muitos lugares, a educação baseada no estímulo da autonomia e independência infantil é a que deve ser proposta, oferecendo às crianças habilidades para se tornarem adultos críticos e capazes de tomar suas próprias decisões.
Podemos dizer que estimular a autonomia funciona da mesma forma que o apoio à criança quando está aprendendo a andar de bicicleta. Inicialmente ela aprende a andar com as rodinhas, depois com a rodinha em apenas um dos lados e com o tempo aprende a se equilibrar sozinha, sem o apoio das rodinhas. Nesse processo, é essencial o auxílio de um adulto segurando a bicicleta até a criança ser capaz de se equilibrar sozinha. Quando chegar a hora certa e a criança já estiver segura para andar de bicicleta, é hora do adulto soltar a criança e deixá-la andar sozinha.
O que é autonomia?
De acordo com o Referencial Curricular Nacional, a autonomia é “a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro”.
Podemos dizer que a autonomia está diretamente ligada a três outros termos: independência, liberdade e responsabilidade. Uma pessoa com autonomia pensa e age com independência, ou seja, tem liberdade para tomar suas próprias decisões, mas sempre com responsabilidade, pois suas ações podem gerar consequências para si e para as outras pessoas.
Sendo assim, a autonomia não é apenas a capacidade de ser independente e tomar decisões por si próprio, está ligada ao desenvolvimento da consciência moral, entendendo que toda a escolha tem suas consequências. Ou seja, ao estimular a autonomia na criança proporcionamos que ela busque sua independência, tenha liberdade de escolha e atue de forma ética, considerando que outras pessoas podem ser afetadas por suas escolhas.
Quais os principais benefícios de estimular a autonomia nas crianças?
- Melhora da autoestima e autoconfiança
- Melhora da comunicação
- Desenvolvimento da coordenação motora
- Ajuda a ter responsabilidade
- Auxilia a criança a lidar com as frustrações
- Aumenta a capacidade de resolver problemas
- Melhora da criatividade
- Prepara a criança para o desenvolvimento de habilidades nas próximas fases da vida
E a importância da família e da escola no estímulo da autonomia?
A família e a escola são os principais ambientes de desenvolvimento e aprendizado das crianças. Por isso, devem estabelecer uma parceria, trabalhando juntos a favor do desenvolvimento integral dos pequenos. Para que a educação seja efetiva, aquilo que é ensinado na escola deve ter continuidade em casa, e vice e versa.
Os pais devem oferecer um ambiente familiar para contribuir com o desenvolvimento da autonomia, permitindo que a criança ganhe independência e autoconfiança, não deixando de lado os limites e responsabilidades.
Agora que você já sabe a importância de estimular a autonomia desde cedo, que tal algumas dicas para incentivar a autonomia do seu filho?
Preparamos um ebook gratuito com o passo a passo completo de como preparar seu filho para ter autonomia. Lembre-se: é necessário preparar as crianças para o mundo e ter autonomia é o primeiro passo!
Comentários