Você sabia que reconhecer as pequenas conquistas do seu filho pode transformar o modo como ele se comporta? Como educar uma criança não é tarefa fácil, saiba como inserir o reforço positivo nesse processo, estimulando novos comportamentos e aumentando a autoestima do seu filho.

É papel da escola e da família auxiliar na educação e desenvolvimento das crianças. Para a escola, essa é uma tarefa comum (porém desafiadora), já que faz parte do seu objetivo como instituição. Mas e para as famílias? Educar os filhos é um desafio constante, os pais estão sempre buscando a melhor maneira de educar seus filhos. 

Grande parte dos pais, quando a criança não tem um comportamento adequado ou quando não atinge um objetivo desejado, como forma de educar os filhos, chamam a atenção, criticam, cobram, tiram algo que a criança gosta ou deixam de castigo. Ou seja, por esperar que a criança faça sempre o melhor, acabam se concentrando apenas no que ela não faz bem, acreditando que essa é a melhor forma de cessar o comportamento inadequado. 

Mas será que essa é a melhor forma de educar a criança?  

Em vez de apenas criticar o que a criança faz de errado, experimente reforçar os bons comportamentos, estimulando o que a criança conseguiu fazer. Reforçar os bons comportamentos pode estimular uma conduta mais positiva, corrigindo aquilo que ainda precisa ser trabalhado e transmitindo valores positivos, fundamentais na formação da personalidade dos pequenos.

O que é o reforço positivo?

Para Skinner, o criador dessa teoria, um reforço positivo é qualquer estímulo que, quando acrescentado à situação, aumenta a probabilidade de ocorrência na resposta.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o reforço positivo não está necessariamente associado com algo bom ou ruim, está relacionado a uma ideia de adição. Mas como assim? 

O reforço positivo é qualquer consequência positiva que se dá depois que a criança tem um bom comportamento, ou seja, é uma forma de premiar a criança para que o comportamento volte a ocorrer. Essa premiação pode ser em forma de recompensas materiais ou recompensas emocionais. 

Como fazer reforço positivo?

As recompensas são utilizadas como forma de motivar a criança a continuar com o bom comportamento, mas como utilizá-la de forma benéfica? 

As recompensas materiais são os prêmios em brinquedos, doces ou qualquer  prêmio material. Apesar de parecer um recurso bom a curto prazo, podem trazer consequências negativas e são menos gratificantes a longo prazo. Nesse caso, a criança pode correr o risco de desenvolver um materialismo, criar a sensação de que o benefício da conduta seja o presente e não a ação, além de poder pensar que não vale a pena se esforçar para fazer algo que não tenha a recompensa material.

Já a recompensa emocional gera resultados a longo prazo e apenas precisa da paciência e dedicação dos pais. São os prêmios em abraços, beijos, elogios, passeio no parque, contar histórias, etc, que por mais simples que sejam, acabam produzindo maior prazer nos pequenos, pois o que a criança realmente quer é o tempo e a atenção dos pais.

Quando utilizar do reforço positivo?

Em diversos momentos do dia a dia, em casa ou em outros locais e situações, por exemplo: quando a criança organiza os brinquedos, realiza as tarefas da escola, respeita o horário de uso das telas, quando se comporta bem na escola, etc. 

Quais os benefícios do reforço positivo?

O reforço positivo, quando utilizado da maneira correta, faz com que a criança aprenda as consequências positivas e imediatas do seu comportamento, melhorando a relação com as pessoas ao seu redor. Além disso, pode ser uma ótima forma de aprenderem que tudo o que desejam na vida deve ser merecido e batalhado. Outros benefícios são: melhora da autoestima, estímulo da autonomia, aumento das atitudes positivas e diminuição dos comportamentos indesejáveis.

Lembrando que o reforço positivo não deve acontecer de forma mecânica, mas sim durante as atividades diárias, com as regras das tarefas combinadas com antecedência, sempre de forma lúdica e com a participação ativa dos pais.