Sabe aquele filme que a criança pede para assistir diversas vezes? Assiste a uma, duas, três, inúmeras vezes, e você não entende esse comportamento, até começa a se questionar se há algo de errado com o seu filho.. Você sabia que esse comportamento pode ser saudável e importante para o desenvolvimento infantil?
Para saber se esse comportamento da criança é saudável, é necessário entendermos o papel da repetição no desenvolvimento infantil.
As crianças estão na fase de conhecer o mundo, aprender habilidades e realizar novas descobertas. Através da repetição de comportamentos, elas se desenvolvem emocionalmente e intelectualmente. Diversos profissionais da Saúde e da Educação afirmam que a repetição de comportamentos é positiva e contribui para o desenvolvimento saudável dos pequenos.
Como ocorre o aprendizado por repetição?
A repetição promove a aprendizagem pois resulta na sinapse de neurônios: um livro que a criança lê e gosta muito, nas próximas leituras, proporcionará uma maior comunicação entre eles. Cada vez que a criança lê determinada obra, vai adquirindo familiaridade com o vocabulário, com o som, com a grafia das palavras. A polarização da atenção contribui para que haja consolidação da aprendizagem.
Além disso, cada pessoa tem um tempo necessário para aprender e assimilar conteúdos, não podemos generalizar todos os indivíduos e estabelecer um limite de tempo para que termine uma tarefa ou aprenda algo novo. O ritmo de cada criança merece ser respeitado e, além de compreender as suas necessidades concernentes à repetição de um comportamento, os pais precisam instigar os seus filhos a se aprofundarem em determinado conhecimento. Pode ser cansativo para os pais realizarem isso, pois as descobertas podem não ser novidades para eles; todavia, é necessário acompanhar as descobertas dos filhos para que haja progresso em seu desenvolvimento.
Geralmente, os comportamentos repetitivos das crianças provocam preocupação aos pais, entretanto, cientes da contribuição da repetição para o desenvolvimento saudável de seus filhos, podem interferir nesse ciclo, aproveitando as preferências deles para ampliar ainda mais esse conhecimento de mundo e descobertas do mundo.
Como promover o aprendizado por repetição?
Inove na temática que chama a atenção do seu filho! Vamos ver alguns exemplos: aquela história que o seu filho, mesmo não sabendo ler ainda, sabe de cor e salteado porque presta atenção na sua contação dela todas as noites… Que tal expandir com atividades, apresentando desenhos para colorir, incentivando-o a desenhar como forma do seu entendimento da história, proponha que faça uma releitura dela (pode ser a mudança do final da história, acréscimo de personagens, mudança no cenário, etc). Assistir ao filme predileto da criança com ela promove uma interação e o fortalecimento dos laços afetivos, além da satisfação em vê-la observando e aprendendo sobre as cores, cenários, comportamentos de personagens, entre outros aprendizados.
Que oportunidade maravilhosa para refletir com a criança sobre os acontecimentos do filme e como agir diante deles, considerando que ocorrem na vida real e ela os vivenciará algum dia!
Comentem sobre as ações e comportamentos dos personagens, ressaltando os pontos positivos e negativos. Afinal, se o filme tem um significado importante para a criança, uma orientação concedida para ela no contexto dele terá um efeito bem proveitoso, considerando que será uma aprendizagem significativa. Por meio da repetição, as crianças também compreendem alguns sentimentos, como afeição ou frustração, e a complexidade das relações.
Quando se preocupar?
Se os pais perceberem que a repetição não está sendo proveitosa, não está gerando aprendizagem para a criança, pode procurar ajuda de profissionais para certificar se as ações repetitivas estão acontecendo somente por rituais vazios, comportamentos que não estão sendo construtivos. Sendo assim, uma avaliação multidisciplinar, envolvendo profissionais como psicólogos, pediatras e psicopedagogos, será de grande valia.
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