Será que o consumo consciente tem a ver com a infância? O seu filho ouve as suas palavras, mas observa as suas atitudes. Então, se ele percebe que você é consumista, que consome demasiadamente, que desconta as suas emoções em compras, qual será o exemplo que ele irá seguir? Reflita.

Em um mundo repleto de atividades e tarefas, muitas vezes deixamos de apreciar o belo. Por isso, vamos começar a falar sobre o consumo consciente propondo um exercício e uma atividade para fazer em família:

Sempre procure mostrar ao seu filho a beleza da natureza, a riqueza que ela nos proporciona, independentemente dos bens materiais. Leve seu filho ao parque para juntos contemplarem o céu, observarem a diversidade das árvores e as plantas existentes. Esse pode ser um exercício transformador.

Passos essenciais para ensinar o seu filho sobre o consumo consciente:

  • Valorizar as coisas simples: busque despertar no seu filho a satisfação com as coisas simples, a não valorizar apenas o que é financeiramente caro.
  • Consumir apenas o necessário: é normal os pais se sentirem felizes e satisfeitos ao presentear os seus filhos com brinquedos modernos e, às vezes, caros. Mas é possível buscar um equilíbrio. Juntos, pais e filhos, podem refletir se é realmente necessário comprar mais um brinquedo. Outra dica é quando forem comprar um brinquedo novo, separar um brinquedo antigo para doação. Assim, ele aprenderá que é interessante consumir apenas o que é essencial.
  • Reutilizar produtos e embalagens: a reutilização de produtos e embalagens pode ser divertida quando utilizamos a criatividade. Assim como é possível utilizá-los para fins práticos do dia a dia, também é possível criar brinquedos e realizar atividades educativas com o seu filho.
  • Andar menos de carro: convide o seu filho para sair mais sem usar carro. Além de passar menos estresse no trânsito, essa ação diminuirá a quantidade de dióxido de carbono liberado pelos carros, que é demasiadamente poluente.
     
  • Separar o lixo: ensine ao seu filho a importância de separar os lixos recicláveis e orgânicos, conscientizando-o da importância da reciclagem para a preservação do planeta.
  • Não adquirir produtos pirateados: produtos que não são originais serão apresentados ao seu filho com a propaganda de ser vantajoso adquiri-los. Como ele vai resistir ao uso deles? Com a sua orientação adequada sobre como é errada e ilegal essa prática.
  • Não desperdiçar água e alimentos: é muito importante explicar para o seu filho o quanto a fome assola diversas regiões do mundo e sobre épocas nas quais a falta de água é desesperadora. Portanto, conscientize o seu filho sobre a economia dos bens naturais preciosos.

O seu filho pode ser um colaborador do bem-estar social e do planeta!

“Os filhos são motivo de orgulho dos pais”, é uma frase que sempre ouvimos. Já pensou a satisfação em ver o seu filho realizando essas ações de consumo consciente e se destacando como um colaborador do bem-estar social e do planeta?

Isso só será possível com a sua orientação de uma forma adequada, paciente e amigável. E por que não dizer de uma forma divertida? 


Sim, é possível aliar ensinamentos com diversão! É um tempo para se aproximar ainda mais do seu filho e acompanhar o seu desenvolvimento pleno como indivíduo e cidadão. Afinal, ele será um consumidor consciente, responsável,  um exemplo para os seus colegas e para a sociedade.

Dessa forma o “ser” terá mais destaque do que o “ter”.