Os primeiros anos de vida são muito importantes no desenvolvimento da criança e a escola tem papel fundamental nesse processo. A educação infantil, com o maternal e o ensino infantil, é o alicerce para o restante da vida escolar. Quando bem aproveitada, dá base para que a criança tenha sucesso nas outras fases da vida.

De acordo com a doutora em educação e consultora da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), Beatriz Ferraz, “pesquisas mostram que é durante os primeiros 3 anos de vida que as crianças têm maior potencial de aprendizagem”. É na primeira infância que a estrutura do cérebro da criança mais se desenvolve, por isso são os anos mais ricos para o aprendizado.

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, contempla crianças de 0 a 5 anos. Apesar de no Brasil o início do ensino escolar ser obrigatório somente a partir dos 4 anos, a escola pode desempenhar um papel essencial nos pilares afetivos, éticos e sociais nos primeiros anos de vida da criança.

Segundo Vygotsky, um dos principais autores da Psicologia do Desenvolvimento, pioneiro da teoria sócioconstrutivista, o desenvolvimento cognitivo da criança ocorre por meio da interação social, ou seja, da sua interação com o meio e outros indivíduos. Vygotsky afirma que formas complexas de pensamento tem suas origens nas interações sociais. Para ele, a aprendizagem de novas habilidades cognitivas por parte da criança é orientada por um adulto (ou por uma criança mais hábil, como um irmão mais velho) que estrutura a experiência de aprendizagem. Sendo assim, a escola proporciona todas essas experiências, tanto com os professores, quanto com o ambiente e outras crianças.

Quando a criança entra na escola na primeira infância passa a frequentar o maternal, estágio escolar que contempla crianças dos 0 aos 3 anos.

O que é o maternal?

Após alguns meses do nascimento do bebê, algumas mamães precisam voltar ao trabalho. Dentre as opções existentes para auxiliar as famílias nesse momento, está a escola com maternal. Até os 3 anos de idade, o ensino visa o cuidado e ensino dos valores iniciais da infância, através de atividades pedagógicas que auxiliam no desenvolvimento motor e psicológico.

Geralmente, é no maternal que a criança fica pela primeira vez longe da família e tem o primeiro contato com outras crianças da mesma idade. As atividades propostas são lúdicas, realizadas por meio de atividades e jogos visando o desenvolvimento de diversos aspectos da criança, para depois adentrar com maior facilidade ao ensino infantil e a alfabetização no ensino fundamental.

Quais os benefícios do maternal?

Conheça alguns dos benefícios do ensino maternal para as crianças:

  1. Ensinamento das rotinas de higiene, com o incentivo do uso do creme e escova dental e outros hábitos do dia a dia. 
  2. Desenvolvimento da autonomia, contribuindo para a criatividade e senso crítico.
  3. Estímulo ao desenvolvimento da sociabilidade, através do convívio com crianças e adultos. 
  4. Primeiro contato com o mundo fora da família, contribuindo para a autoconfiança, o desenvolvimento de amizades, e o enfrentamento de questões cotidianas sem a interferência dos pais.
  5. Reconhecimento do próprio corpo, ampliando o conhecimento de si e do outro.
  6. Estímulo à partilha e ao compartilhamento. 
  7. Desenvolvimento das emoções, sentimentos, questionamentos, dúvidas e descobertas.
  8. Estímulo da linguagem e da fala.

Está terminando sua licença maternidade e precisa voltar ao trabalho? Aqui no Tia Dolores temos um ótimo maternal, com profissionais capacitados, ambiente seguro e diferenciado, preparado para auxiliar no desenvolvimento do seu filho, com muito amor e afeto.