Como pode a leitura dar super poderes? Os livros possuem tanto poder, que você pode achar que está vivendo a história, além disso, proporciona poderes super especiais como o conhecimento e a inteligência.

Na era digital, os livros encontraram grandes concorrentes, sendo cada vez mais desafiador disputar a atenção dos pequenos leitores com os diferentes tipos de dispositivos eletrônicos. As telas entregam a experiência praticamente pronta para a criança, que fica hipnotizada com tantos estímulos sensoriais. Já a leitura, desenvolve diversas habilidades, pois a criança precisa criar e imaginar a narrativa que está sendo contada.

Geralmente, é na escola que a criança aprende a ler e a escrever, porém é em casa que a leitura se torna um hábito prazeroso. Por isso, é fundamental que todos incentivem o hábito de leitura nas crianças, desde os primeiros anos de vida. 

Quais os benefícios da leitura na infância?

A leitura estimula a interpretação, amplia o conhecimento do mundo e tem o poder de aproximar as pessoas! Por exemplo, por mais que o mundo digital ofereça muitos benefícios para as crianças, sempre deve ser utilizado com cautela, pois ao mesmo tempo que as telas possibilitam o contato com outras pessoas, também nos afastam delas.

São muitos os benefícios da leitura, como: auxiliar no vocabulário da criança, proporcionar o desenvolvimento emocional, senso crítico, a imaginação, a criatividade e desenvolvimento intelectual. Vamos falar um pouco desses benefícios?

1- Possibilita a aproximação de pais e filhos: O simples fato de contar uma história antes de dormir tem o poder de criar afeto e memórias positivas. As crianças se sentem amadas e seguras.

2- Desenvolve a atenção, concentração, memória e o raciocínio: O processo de imaginação da história auxilia em todas essas habilidades.

3- Aumenta o vocabulário, a linguagem oral e desenvolve a interpretação de textos: Além de enriquecer o vocabulário, ajuda na construção de uma linha lógica de pensamento.

4- Estimula a imaginação, criatividade e curiosidade: Durante a história a criança imagina um mundo totalmente novo. 

5- Auxilia no desenvolvimento da empatia: Ser empático é conseguir se colocar no lugar do outro e nada melhor do que uma história para a criança conseguir se colocar no lugar do personagem. Com isso, ela consegue observar as diferenças de cada pessoa.

6- Ajuda a lidar com seus sentimentos e emoções: Os livros têm o poder de liberar sentimentos e emoções, a criança é capaz de sentir raiva, amor, medo, compaixão e diversos outros sentimentos. É um ótimo momento para a família e educadores explicarem sobre cada um deles.

Quando devo começar a ler para o meu filho?

Contar histórias desde cedo é fundamental para o bom desenvolvimento dos pequenos. Quanto antes o mundo dos livros é apresentado para as crianças, mais fácil o hábito da leitura é adquirido. Ao ler para o bebê, a família possibilita o contato com a linguagem oral e escrita, além de perceber o ritmo e emoção da história. O ideal é oferecer livros de pano ou plástico, que podem ir à boca, com figuras coloridas.

Como criar o hábito da leitura na infância?

Além de ser função da escola propor atividades que incentivem o hábito da leitura, cabe à família incluir na rotina da criança momentos e atividades que despertem seu interesse pelos livros. Mas, como fazer com que o hábito da leitura se torne natural? Separamos algumas dicas para os papais e mamães ajudarem o seu filho a criar o hábito de leitura:

1- A primeira dica é dar o exemplo! Os filhos são influenciados pelo comportamento dos pais, por isso mostre que a leitura é interessante para você!

2- Faça um cantinho da leitura em casa.


3- Reserve uns minutos no seu dia para ler com seu filho, antes de dormir é uma ótima oportunidade.

4- Ofereça livros que sejam compatíveis com a idade e deixe que ele escolha a história

5- Leve seu filho a bibliotecas ou livrarias.


6- Torne a leitura divertida, contando a história com sons diferentes.

Para você, qual é o super poder da leitura?